Teatro Paiol Curitiba

O Teatro Paiol Curitiba é um teatro de arena localizado na cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná, Brasil.

Edifício em estilo arquitetônico romano e em formato circular, foi construído em 1874 pelo Exército Brasileiro para ser o novo arsenal de pólvora e munições da cidade, substituindo o antigo, localizado no bairro Bacacheri, que ficava próximo de áreas habitadas da cidade. Pouco tempo depois, tornou-se depósito de explosivos e inflamáveis da prefeitura de Curitiba.

Teatro Paiol Curitiba

Na década de 1910, o exército proibiu a utilização do local para armazenamento de qualquer produto suscetível de causar explosão. Em 1917, foi transformado, pela prefeitura de Curitiba, em arquivos para documentos municipais e mais tarde, virou uma das sedes da secretaria de obras de pavimentação de ruas.

Na gestão do prefeito Jaime Lerner, foi desenvolvido um projeto para transformar o antigo edifício num teatro. Para as obras de reforma, as características originais da construção foram mantidas e o seu interior foi transformado no primeiro teatro de arena da cidade, com um auditório para 225 espectadores. O projeto foi assinado pelo arquitetônico Abrão Assad. A inaugurando do Teatro Paiol ocorreu em 27 de dezembro de 1971 com a presença dos artistas Toquinho, Marília Medalha e Vinícius de Moraes, que batizou o espaço com uma dose de uísque e compôs em sua homenagem a canção Paiol de Pólvora.

Teatro no Brasil

O teatro em terras brasileiras nasceu em meados do século XVI como instrumento de catequese dos Jesuítas vindos de Coimbra como missionários e índios. Era um teatro, portanto, com função religiosa e objetivos claros: evangelizar os índios e apaziguar os conflitos existentes entre eles e os colonos portugueses e espanhóis. O primeiro grupo de Jesuítas a desembarcar na Bahia de Todos os Santos, em 1549, era composto por quatro religiosos da comitiva de Tomé de Sousa, entre os quais o padre Manuel da Nóbrega. O segundo grupo de missionários chegou à então Província do Brasil no dia 13 de julho de 1553, como parte da comitiva de Duarte da Costa. No grupo de quatro religiosos estava o jovem José de Anchieta (1534-1597), então com dezenove anos de idade.





A população estimada de 57 mil habitantes era composta por colonos, muitos deles criminosos, e índios em sua maioria de vida nômade. Os jesuítas mantinham os indígenas em pequenas aldeias, isolados de dois terríveis perigos: a vida desregrada e a escravidão impostas pelo homem branco explorador e o consequente retorno ao paganismo. A tradição teatral jesuítica encontrou no gosto dos índios pela dança e pelo canto um solo fértil e os religiosos passaram a se valer dos hábitos e costumes dos silvícolas – máscaras, arte plumária, instrumentos musicais primitivos – para as suas produções com finalidades catequéticas.

Tematicamente, essas produções mesclavam a realidade local (tanto de índios quanto dos colonos) com narrativas hagiográficas (vidas dos santos). Como toda espécie de dominação cultural prescinde um conhecimento da cultura do dominado, o Padre Anchieta seguiu o preceito da Companhia de Jesus que determinava ao jesuíta o aprendizado da língua onde mantivessem missões. Assim, foi incumbido de organizar uma gramática da língua tupi, o que fez com sucesso.

Teatro Paiol Curitiba Preços

Os preços variam de acordo com os espetáculos escolhidas. Você pode consulta-los acessando o Facebook ou site do local.

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Horário de Funcionamento Teatro Paiol em Curitiba

  • horário varia de acordo com o espetáculo, verifique a programação do Teatro para confirmar o funcionamento.

Endereço e Telefone Teatro Paiol em Curitiba

  • Praça Guido Viaro s/n – Prado Velho  Curitiba – PR
  • Telefone: (41) 3213-1340

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