O Museu do Expedicionário Curitiba é um museu brasileiro localizado em Curitiba, o qual tem por objetivo apresentar a história da participação brasileira na Segunda Guerra Mundial.
O Museu tem como missão principal divulgar e difundir, para fins educativos, a participação histórica do Brasil na 2ª Guerra Mundial, por meio da preservação de documentos e artefatos de guerra. Além de cultuar a memória dos expedicionários, o Museu também transmite, principalmente aos nossos jovens e estudantes, valores como patriotismo, coragem e determinação.
Com uma área de cerca de 1.250 m², atualmente é uma referência nacional no gênero e abriga o mais significativo acervo sobre a FEB.
Museu do Expedicionário Curitiba História
Logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, os expedicionários paranaenses iniciaram uma campanha para arrecadar fundos para a construção de uma sede própria. Inicialmente constituíram um órgão associativo denominado Legião Paranaense do Expedicionário, em 20 de novembro de 1946. E através da promoção de festas, rifas e doações, construíram a Casa do Expedicionário, cuja inauguração ocorreu em 15 de novembro de 1951, com projeto do engenheiro Euro Brandão.
Essa sede era destinada a serviços assistenciais médica, odontológica, assessoria jurídica para os ex-combatentes e seus familiares. Mas também como local para eventos sociais, culturais, educacionais e recreativos. Na Casa do Expedicionário havia ainda um hotel de trânsito, com quartos individuais, para alojar os ex-combatentes do interior do Estado que vinham à capital, bem como, uma sala destinada ao Museu do Expedicionário, então denominado Max Wolf Filho.
Com o passar do tempo e a consequente redução de sua destinação assistencial, o museu foi ampliado e em 29 de julho de 1980 foi firmado um convênio entre a Legião Paranaense do Expedicionário e a Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, passando o Estado a responder pela administração, conservação e segurança do museu.
Museu do Expedicionário Curitiba O Museu
O Museu do Expedicionário constitui-se hoje em um dos mais completos museus temáticos brasileiros sobre a segunda guerra mundial; possuindo em seu acervo uma ampla quantidade de documentos, fotografias, mapas e ilustrações. Nele estão expostos variados tipos de materiais bélicos; tais como: uniformes, equipamentos individuais e coletivos, armas, munições, e outros objetos que foram utilizados pela Força Expedicionária Brasileira (FEB), Força Aérea Brasileira (FAB) e pela Marinha de Guerra do Brasil. Além de peças e documentos de outras nações envolvidas no conflito.
Em seu ambiente externo constam:
- Uma lápide, homenageando os pracinhas paranaenses mortos em combate;
- Um carro de combate, representando a FEB;
- Um avião caça, representando a FAB;
- Uma âncora e um torpedo, representando a Marinha;
- E um obus capturado do exército alemão, representando as conquistas em combate.
Museu do Expedicionário Curitiba Estrutura
O edifício de dois pavimentos contem:
- Diversas salas de exposições temáticas (Marinha, Força Aérea, enfermeiras, tropas aliadas, tropas inimigas, etc.);
- Salão cerimonial (Salão Marechal Mascarenhas de Morais);
- Salão de festas;
- E reserva técnica.
Museu do Expedicionário Curitiba Biblioteca
O museu conta ainda com uma biblioteca com grande quantidade de livros, documentos, jornais e revistas, para consulta e pesquisa sobre a segunda guerra. Em especial destaque, a participação brasileira no conflito.
Horário de Funcionamento Museu do Expedicionário em Curitiba
- Terça a Domingo das 09h às 12h e das 14h às 17h
Onde fica, Endereço e Telefone Museu do Expedicionário em Curitiba
- R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV – Curitiba – PR
- Telefone: (41) 3362-8231
Outras informações e site
- Mais informações: www.museudoexpedicionario.5rm.eb.mil.br
Mapa de localização
