Curitiba é conhecida como capital ecológica e, é a oitava cidade mais populosa do Brasil e uma das primeiras em qualidade de vida. O planejamento da cidade contribui para uma melhor circulação no grande centro, conectando-o com os diversos bairros e cidades metropolitanas. O transporte público é a menina dos olhos da cidade.
Grande parte dos bairros de Curitiba nasceu de núcleos coloniais formados por famílias de imigrantes europeus, na segunda metade do século XIX.
O centro, local de fundação da cidade, mantém-se como a área mais movimentada e onde se concentra a maior parte das instituições financeiras de Curitiba.
Aqui são listados os bairros de Curitiba por administrações regionais, que são as divisões oficiais do município brasileiro supracitado, capital do estado do Paraná. As divisões estão de acordo com a prefeitura da cidade e os dados foram coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) no ano de 2000.
Naquele ano, Curitiba era composta por 76 bairros distribuídos entre suas nove regiões administrativas. Segundo o IBGE, o bairro mais populoso era a Cidade Industrial de Curitiba, sendo seguido pelo Sitio Cercado, na Regional Bairro Novo e pelo Cajuru. O bairro menos populoso era o Riviera.
Bairros Curitiba Mapa
Os Melhores Bairros de Curitiba
Os dez melhores bairros de Curitiba são:
- Água Verde: bairro carregado de tradicionalismo histórico, se destaca pela sua beleza clássica e com ruas arborizadas.
- Batel: é um dos bairros mais nobres de Curitiba, cercado por sofisticação imobiliária e comercial. É um dos melhores bairros para se morar.
- Bigorrilho: é um bairro pequeno com potencial para empreendimentos de luxo. Dispoe de parques e praças impecáveis.
- Cabral: Tem arquitetura neoclássico na maioria de suas construções históricas, tendo maior destaque a Igreja Bom Jesus e a Graciosa Country Club.
- Centro: representa a unificação de todos os serviços inerentes a uma cidade grande. No Centro, todas as ofertas são em demasia: imóveis, escolas, entretenimento e comércios.
- Cristo Rei: Devido ao caráter mais residencial e ordeiro, o bairro proporciona inúmeras opções de lazer gratuito, com vários parques propícios a caminhadas contemplativas, passeios de bicicleta, leitura ao ar livre, entre outras atividades de igual teor.
- Portão: É uma área que mescla a finalidade residencial com a comercial, também tendo uma população diversificada entre aposentados, estudantes e profissionais.
- Santa Felicidade: A região é marcada pelas fortes influências culturais dos imigrantes italianos. Portanto, o comércio gastronômico da região é bastante valorizado, reunindo inúmeras comodidades comerciais e culturais naquele distrito, isentando o habitante de precisar se deslocar à matriz em busca de algum serviço.
- Santo Inácio: O bairro Santo Inácio oferece tudo isso e é ideal para quem busca tranquilidade e qualidade de vida a um preço mais acessível do que as opções na matriz.
- Vila Izabel: Esse bairro também tem forte teor histórico, sendo originado por cerca de 1890. Tradicionalmente reconhecido por alguns vestígios de sua arquitetura histórica, sobretudo, é uma das melhores opções para aquelas famílias que buscam a tranquilidade de viver em uma metrópole, em uma casa tradicional, sem recorrer aos apartamentos.
Os Bairros mais Perigosos de Curitiba
Os bairros Cidade Industrial (CIC), Tatuquara e Sítio Cercado são considerados os mais violentos da cidade.